• Facebook Social Icon

Grupos de Trabalhos: ementas

GT1 – Publicidade e linguagens – este grupo visa discutir as implicações das produções de sentidos operadas pela mediação sígnica de mensagens de propaganda, publicidade, marcas e demais comunicações voltadas ao mundo do consumo. O GT também aborda a influência da publicidade no mundo contemporâneo a partir de pesquisas e estudos sobre a estética, arte e design publicitário, bem como trata das investigações que conectam a publicidade às práticas de consumo ou que buscam estabelecer conexões entre os sentidos das mensagens e os sentidos do consumo, isto é, o estudo da produção de sentido das recepções publicitárias e os sentidos das práticas de culturais de consumo que se materializam na vida cotidiana.

 

GT2 – Publicidade e tendências em tecnologia – Este grupo aborda as questões das transformações dos processos de produção, circulação, consumo na Publicidade e em suas formas de publicização.  Trata sobre os novos modelos e protocolos de negócios de mediação técnica no fazer profissional da publicidade, considerando a mediação tecnológica nos processos comunicacionais do sistema publicitário como parte da cultura digital.

 

GT3 – Propaganda ética, direitos humanos e ideologias – Este Grupo de Trabalho busca pensar formulações teórico-metodológicas e filosóficas para discutir a ética na publicidade e propaganda. Discute os aspectos da legislação e da regulação das comunicações para o mercado frente aos Direitos Humanos. Aborda questões da Propaganda política e eleitoral e religiosa, propagação dos Direitos humanos. O consumo responsável e as inter-relações entre comunicação, sustentabilidade e responsabilidade social.  Discute e reflete sobre a comunicação de riscos e busca configurar os elementos de regulação para uma comunicação pública, a ser divulgada a partir do interesse do que pode ser considerado como sendo de real interesse público.  

 

GT4 – Formação em publicidade e propaganda – O Grupo de trabalha questões referentes aos relatos de experiências curriculares em Publicidade e Propaganda, sistemas de avaliação para área de comunicação integrada. A formação discente em publicidade e Propaganda. A formação docente na área e da identidade deste profissional no campo do ensino em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. O Campo da comunicação em função do objeto a publicidade e propaganda, mercado e consumo. E por fim, são discutidos aspectos da história e da teoria e a técnica da publicidade e propaganda. 

 

GT5 –Publicidade, tendências de mercado e consumo – Trata-se de Grupo de Trabalho que aborda as reflexões e pesquisas sobre a publicidade e propaganda no contexto da gestão de comunicação em marketing. As ferramentas de comunicação e a dimensão da comunicação integrada.  Perspectivas do negócio publicitário na contemporaneidade. Novas perspectivas da comunicação em marketing. Este grupo também visa discutir estudos e metodologias para identificação de tendências e comportamentos de consumo.

 

GT6- Publicidade e gênero – este grupo trata das pesquisas e trabalhos que consideram as ações da publicidade e das marcas como dispositivos comunicacionais acionadores das representações e práticas sociais referentes aos gêneros nas culturas. Inclui reflexões sobre em quais medidas a publicidade se abre à diversidade sexual de fato e em que medidas ela reforça ou não estereótipos para a formação de uma cultura de gênero em coerência com a ideia de diversidade. 

 

GT7 – Publicidade e responsabilidade social – o presente grupo, recentemente criado, incorpora as pesquisas em Publicidade e Consumo que materializem pelos objetos, estratégias, referencial teórico e propósitos, a busca de entender e estimular o lugar da Publicidade como construtora de novos e melhores valores sociais. 

 

As sessões ocorreram em duas  modalidades: trabalhos de pesquisadores e pós-graduandos e   sessões de trabalhos de alunos de graduação.