14-16
Maio






Publicidade, Consumo e Territorialidade Ancestral: ideias para um novo mundo
História e evolução do evento:
Historicamente, o Propesq PP é responsável por aglutinar os principais pesquisadores na temática da publicidade, propaganda e consumo, integrando minimamente 24 PPGs da área de Comunicação no país e trazendo nas edições passadas pesquisadores internacionais (Estados Unidos, Inglaterra, França, Espanha, Portugal, Chile, Canadá, Perú, Bolívia, Uruguai), configurando-se como evento internacional.
O sucesso do primeiro I Pró-Pesq PP – Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda (26 e 27 de agosto de 2010), que contou com apoio FAPESP e da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, mostrou-se potente, aglutinando cerca de 170 participantes e 73 trabalhos publicados em e-book de autoria de pesquisadores doutores nacionais e internacionais (Portugal e Espanha), doutorandos e mestrandos na área de várias instituições das cinco regiões do país.
Já o II Pró-Pesq PP – Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda (30/06 a 01/07/2011) contou com 156 inscritos e 110 participantes das cinco regiões do país, e com representantes internacionais de Chile, Espanha e Portugal, o que resultou em um conjunto de 02 (duas) conferências principais, um painel da pesquisa em Publicidade na Espanha, Chile, Portugal e das cinco regiões do Brasil, totalizando 08 (oito) relatos do panorama da pesquisa em comunicação publicitária nos contextos mencionados.
Na terceira edição do evento realizado em 24 e 25/05/2012 tivemos 175 inscritos, 92 trabalhos publicados em e-book, 16 conferências nacionais (de todas as regiões do País) e internacionais (Portugal, Espanha, Chile) e 17 sessões simultâneas dos GTs, o que configura evidente crescimento do evento. Ver (PEREZ e TRINDADE, 2012).
Em 2013 (22 a 24 de maio), no IV Pró-Pesq PP, o evento obteve o reconhecimento institucional com financiamento da CAPES, da FAPESP e da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, mostrando-se forte e demarcando no campo comunicacional do Brasil o seu espaço como lugar privilegiado das reflexões acerca da comunicação publicitária, propaganda, mídias e consumo, atraindo a presença de pesquisadores doutores de todas as regiões do país. O evento ainda contou com representantes de Espanha, Portugal, Chile, Colômbia e Argentina. Foram 153 inscritos de todas as regiões do País. Os estados representados foram: PA, CE, RN, PE, GO, DF, MG, ES, RJ, SP, PR, SC, RS. Entre autores e coautores dos trabalhos, não necessariamente inscritos no evento, registramos: 141 autores ou coautores (doutorandos, mestres, mestrandos, especialistas, graduados e graduandos) e 92 trabalhos com autores ou coautores doutores. Isso institui o caráter de encontro que valoriza a pesquisa na área. A publicação em e-book conta com 149 trabalhos. Trata-se da maior publicação nacional de trabalhos na área publicitária. Ver (TRINDADE e PEREZ, 2013).
No V Pró-Pesq PP (21 a 23/05/2014), registramos que o evento conquistou maturidade e regularidade, oferecendo tempo para discussão qualificada dos trabalhos em todas as suas atividades. A 5ª edição do evento foi executada com apoios CAPES, FAPESP e Cultura e Extensão da USP - também fica evidente que o evento existe para discutir pesquisas, uma vez que praticamente todos os seus participantes apresentam algum trabalho fruto de uma pesquisa. No Pré-Evento, tivemos o II Colóquio de Graduação em Publicidade: dilemas e perspectivas com a discussão “Por uma epistemologia do Currículo em Publicidade e Propaganda”, com 4 trabalhos. Esse conjunto de pesquisadores trouxe contribuições que auxiliam a área a pensar questões referentes ao futuro processo de reformulação das Diretrizes Curriculares da área. Ainda no Pré-Evento, tivemos uma homenagem ao Centenário da Morte de Charles Sanders Peirce: a semiótica e suas possibilidades à investigação da Comunicação Publicitária, com 3 trabalhos de importantes pesquisadores especialistas no autor (Lucia Santaella, Júlio Pinto e Maria Ogécia Drigo).
Durante o evento em si, como sempre, houve as conferências internacionais principais: uma do Canadá e uma de Portugal. Realizamos o lançamento de 06 títulos de livros de autores ou co-autores participantes do evento. Também realizamos o II Colóquio de pesquisadores em Publicidade e Propaganda, com 5 mesas e 26 trabalhos de 30 dos principais pesquisadores da área de publicidade, com representantes de todas as regiões do país e docentes estrangeiros de Chile, Portugal e Espanha. O evento, desde sua primeira edição, mostra forte diálogo com estes países. Foram dez trabalhos exibidos, como pôsteres de trabalhos com alunos de graduação; 12 sessões e 81 trabalhos de GTs (Propaganda e linguagem - 3 sessões e 24 trabalhos; Propaganda e tendências - 3 sessões e 20 trabalhos; Propaganda, ética e ideologias - 2 sessões e 11 trabalhos; Formação em Publicidade e Propaganda - 2 sessões e 12 trabalhos; Propaganda e Mercado - 2 sessões e 14 trabalhos). Pela descrição, percebe-se que os GTs de Propaganda e Linguagem e Propaganda e Tendências tiveram 3 sessões simultâneas, enquanto os demais GTs garantiram duas sessões simultâneas. Isso aponta para um caminho de equilíbrio das temáticas dos trabalhos nos GTs. Esclarecemos também que, inicialmente, estavam previstas 10 sessões simultâneas de GTs. Mas, foram encaminhados 111 trabalhos, dos quais 81 foram aceitos pelos pareceristas. Nesse sentido, cabe destacar que os trabalhos das sessões dos GTs foram avaliados por três membros do comitê científico do evento. Os pareceres positivos colocaram a organização do evento na demanda de aumentar em duas sessões, respeitando assim os pareceres do Comitê Científico, que auxiliou na organização do evento, na montagem das sessões dos GTs e no e-book. No geral das atividades do evento, contamos com a presença de professores e alunos de pós-graduação dos seguintes PPGs em Comunicação: Comunicação e Semiótica da PUC-SP, PPGCOM/USP, PPGCOM/UFSM, PPGCOM/ESPM, PPG/UFG-GO, PPGCOM/PUC-MG, PPGCOM-PUC-RJ, PPGMídia e Cotidiano - UFF-RJ, PPGEM/UFRN, PPGCOM/UFPE, PPGCOM/UNB, PPGCOM/UFPR, PPG-FABICO UFRGS, PPGCOM/UNISO, PPGCOM/UFS-SE e PPGCOM/USCS-SP, PPGCOM Univ. Tuiuti-PR, PPGCOM/UFC e PPGCOM/UFRJ, totalizando a presença de 19 Programas da área de comunicação. Nesse sentido, manifestamos a importância do financiamento CAPES.
Tal recurso foi fundamental para a realização do II Colóquio de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda, possibilitando a presença de pesquisadores nacionais da área ligados aos PPGs em Comunicação do país e que estimulam seus orientandos a participar do evento. Esse fato é o principal indicador de que o evento tem crescido e se consolidou em seu formato, pois o público do evento tem se mantido com algumas renovações marginais/periféricas em relação ao seu núcleo de pesquisadores. Em função disso, destacamos que quatro pesquisadores não puderam ser financiados pela CAPES, pelo fato de que a verba não foi suficiente. Três participaram do evento com recursos próprios e um com recurso da IES de origem. Alertamos para este aspecto, pois isso pode implicar em uma justificativa para aumento do recurso junto à CAPES. Estados representados: Norte - PA; Nordeste - PE, RN, CE e SE; Centro-Oeste - DF e GO; Sudeste - MG, SP, RJ; Sul - PR, SC e RS. Países representados: Canadá, Portugal, Espanha, Chile.
Número de autores: 185; Número de inscritos: 156; número de pesquisadores participantes: 40; 99 pós-graduandos e profissionais participantes; 17 alunos de graduação participantes. Da origem nacional dos pesquisadores, 12 eram de SP e 28 de outros estados; dos pós-graduandos e profissionais, 29 são de SP e 70 de outros estados. De graduação, houve apenas 01 aluno de SP e os demais (16) eram de outros estados. Este dado é revelador da consolidação de um importante espaço acadêmico nacional sobre os temas da Publicidade e Propaganda, Comunicação e Consumo que mobiliza pesquisadores e pós-graduandos de todo País.
Em 2015, a sexta edição realizou o III Colóquio de Graduação – Proposição de pesquisa coletiva sobre Memórias e saberes docentes: trajetórias na publicidade, que também contou com a apresentação de 03 trabalhos. Nas atividades do congresso propriamente ditas, registramos as conferências principais (01 da França, 01 da Espanha e 02 nacionais). O VI Colóquio Pesquisadores em Publicidade e Propaganda - 23 trabalhos, com 19 PPGs em Comunicação do País participando do evento. Além disso, o encontro apresentou 02 autores do Chile, 02 autores da Espanha e 02 autores de Portugal. Nos grupos de trabalho, o GT1 – Propaganda e linguagens registrou 29 trabalhos; o GT 2 – Propaganda e tendências registrou 22 trabalhos; GT 3 – Propaganda, ética e ideologias registrou 8 trabalhos; o GT 4 – Formação em publicidade e propaganda registrou 7 trabalhos; GT 5 – Propaganda e mercado registrou 16 trabalhos. Total de trabalhos nos GTs: 82; total de pôsteres: 21. Total de trabalhos apresentados, incluindo Colóquios e conferências: 133 trabalhos publicados no e-book.
O VII Pró-Pesq PP, realizado na PUC Rio, demarcou a descentralização do evento de sua origem, acontecendo na cidade do Rio de Janeiro e contou, no primeiro dia, com o IV Colóquio de Graduação, 02 conferências internacionais (Inglaterra e EUA) e 02 Nacionais; Colóquio de Pesquisadores em Publicidade com 5 mesas e cerca de 33 trabalhos e as sessões dos 5 GTs que totalizaram mais de 80 trabalhos e 30 apresentações em pôsteres. O evento teve apoio da FAPERJ, CAPES e Pró-Reitoria de Pós-Graduação da PUC Rio.
O VIII Propesq,em 2017, foi realizado na UFPE, em Recife, e deu continuidade ao processo de descentralização da ABP2 de São Paulo, também de forma exitosa. Realizamos o V Colóquio de pesquisadores de Graduação e fez-se a primeira mesa sobre a pós-graduação em Publicidade e Propaganda, bem como foram realizadas mais 4 mesas, todas no Colóquio de Pesquisadores em Publicidade. Além das 12 sessões dos 5 GTs, que totalizaram mais de 80 trabalhos publicados no e-book. O evento contou com apoio FACEPE e Pró-Reitoria de Pesquisa da UFPE e CAPES, e trouxe pesquisadores de Espanha, Portugal e Chile.
O IX Propesq foi realizado entre 23 e 25/05 de 2018, nos âmbitos do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. O evento apresentou as atividades do V Colóquio de Graduação em Publicidade, do II Colóquio de Pós-Graduação em Publicidade e do VII Colóquio de Pesquisadores em Publicidade, com 13 comunicações internacionais (Espanha, Portugal, Chile, Peru e Bolívia) e 25 nacionais, além de contar com 79 trabalhos distribuídos em sessões de seis GTs e pôsteres, mobilizando a participação de 172 associados da ABP2. O evento totaliza 117 trabalhos publicados em e-book com financiamento FAPESP, ABP2 e Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA/USP e PPGCOM/USP.
O X Propesq foi realizado entre os dias 22 e 24 de maio de 2019. Recebemos, na ECA –USP, atividades concentradas no CRP – Depto de Relações Públicas e Propaganda, 07 convidados internacionais (01 França, 03 Espanha, 02 Chile e 01 Itália), 24 convidados nacionais em nove mesas do VIII Colóquio de Pesquisadores em Publicidade (distribuídos entre docentes de graduação e pós-graduação de todas as regiões do País, representando 19 PPGs entre as áreas de Comunicação (a maior parte, 16 deles), mas também com participações de colegas de PPGs da Linguística, da Moda, da Geografia, e das Artes), além de contar com 200 participantes nos 7 GTs organizados (GT1 – Publicidade e Linguagens; GT2 - Publicidade e Tendências em Tecnologia; GT3 - Propaganda, Ética e Direitos Humanos; GT4- Formação em Publicidade e Propaganda; GT5 - Publicidade, tendências de mercado e consumo; GT6 - Publicidade e Gênero; GT7 – Publicidade social. Foram quatro conferências de professores estrangeiros no I Colóquio Internacional de Pesquisadores na Abertura, no dia 24/05/2019 pela manhã, e uma apresentação internacional da Espanha na mesa 5 do VIII Colóquio de Pesquisadores em Publicidade, no dia 24/05/2019 à tarde.
Cabe também oferecer as informações gerais sobre os GTS e Pôsteres: tivemos 113 trabalhos submetidos e 93 aprovados pela avaliação da comissão científica, três membros avaliadores por GT, totalizando 21 avaliadores doutores, cujos trabalhos selecionados foram apresentados oralmente, nas diferentes mesas distribuídas em 20 sessões e mais 09 trabalhos de graduação apresentados como pôsteres. Entre as conferências internacionais (4), trabalhos do VIII Colóquio de Pesquisadores em Publicidade (41), Trabalhos dos 07 GTs (93) e (9) Pôsteres, o evento totaliza 147 trabalhos, publicados em e-book na página https://www.abp2.org/e-books, a exemplo da publicação dos Anais em e-books dos anos anteriores.
O evento de 2020, o XI Pró-Pesq PP – Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda, II Colóquio Internacional de Pesquisadores em Publicidade, foi realizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade (ABP2), pelos pesquisadores do GESC3 – Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo e acolhido desde 2010 pelos Docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da linha de Pesquisa Processos Comunicacionais: tecnologias, produção e consumo, que compõem o Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), da Escola de Comunicações e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo (USP). Configura-se como a principal atividade dos pesquisadores em Publicidade e Propaganda e Comunicação e Consumo do país. A décima primeira edição do evento aconteceu de 27 a 29 de maio de 2020. Na ocasião, o evento foi dividido em duas partes: o II Colóquio Internacional de Pesquisadores em Publicidade, que aglutinou pesquisadores renomados da área de cinco países (Brasil, Espanha, Peru, Venezuela e Chile) e o IX Colóquio Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda, trazendo os nomes nacionais de relevância para a pesquisa na área.
Em 2021, o Propesq PP foi realizado totalmente remoto. Já em 2022, o Propesq PP aconteceu na Universidade Federal Fluminense e mobilizou o PPG de Mídia e cotidiano e o Curso de Publicidade e Propaganda, com coordenação dos professores Patrícia Saldanha e Guilherme Nery. O evento fez sua retomada presencial com apresentações de trabalhos de alunos de Pós-Graduação e Graduação.
Em 2023, com o tema "Publicidade, Consumo e Sustentabilidade" foi realizada a Edição Amazônia do Encontro Nacional dos Pesquisadores em Publicidade e Propaganda - XIII PROPESQ-PP 2023, nos dias 31 de maio, 01 e 02 de junho de 2023, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM) da Universidade Federal do Pará (UFPA), na cidade de Belém do Pará em parceria com a USP e a ABP2. O evento registrou mais de 120 participantes e contou com apresentações de trabalhos de graduação e de pós-graduação, incluindo a região Norte no cenário da pesquisa em Publicidade e Propaganda.
Em 2024, o Encontro Nacional dos Pesquisadores em Publicidade e Propaganda - XIV PROPESQ-PP, foi incorporado ao X Congresso da Federação Latino-Americana de Estudos Semióticos-FELS, mobilizando o núcleo duro da ABP2 para um conjunto de apresentações das pesquisas dos membros. Os pós-graduandos participaram apresentando trabalhos junto ao X congresso da FELS, realizado na ECA-USP entre 02 e 05 de julho de 2024.
Neste ano de 2025, com o tema "Publicidade, Consumo e Territorialidade Ancestral: ideias para um novo mundo" o evento será em Natal, Rio Grande do Norte, para a Edição Potiguar do Encontro Nacional dos Pesquisadores em Publicidade e Propaganda – XV PROPESQ-PP 2025, de 14 a 16 de maio de 2025, no Laboratório de Comunicação do DECOM da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O evento será realizado numa parceria entre o Curso de Publicidade e Propaganda da UFRN e o Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia, e pretende integrar a graduação e a pós-graduação em um movimento transdisciplinar e coletivo de produção de conhecimentos e ideias para um novo mundo possível, com apoio PPGCOM USP e ABP2.
No dia 14 de maio, teremos, como pré-evento do PROPESQ-PP, mesas de discussão em torno das atividades sobre o ensino de graduação em publicidade e pesquisas da área na pós-graduação. Na perspectiva da graduação, vamos problematizar o tema “Cosmovisões e diversidade epistemológica: os desafios para implementar o estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira no ensino superior em publicidade”. Sobre as pesquisas nos programas de pós-graduação do Nordeste e do Brasil, vamos tematizar o “Repensar o consumo para uma Ecologia Integral: integrando o natural, o social e o cultural”. E sobre as pesquisas em desenvolvimento no cenário internacional, vamos problematizar a publicidade, as marcas e o mercado. A Conferência de Abertura abordará “Mulheres Indígenas e suas produções: Ancestralidade como força criativa” e será ministrada pela Profa. Dra. Mirna kambeba Omágua-Yetê Anaquiri, Doutora em Arte e Cultura Visual pelo Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da FAV-UFG.
Nos dias 15 e 16 de maio de 2025, teremos as mesas temáticas envolvendo os professores/pesquisadores e os GTs, envolvendo especialmente graduandos, mestrandos e doutorandos, inspirados pelo tema central "Publicidade, Consumo e Territorialidade Ancestral". Contamos com a participação de todos/as vocês no XV PROPESQ PP, edição Potiguar, em Natal, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O evento terá apoio da Associação Brasileira dos Pesquisadores em Publicidade e Propaganda (ABP2), PPGCOM da Universidade de São Paulo, da Federação Latino-Americana de Semiótica (FELS), dos Cursos de MBA da ECA USP - em Negócios e estética da moda e Cultura Material e Consumo e do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da UFRN.
