top of page

Nossa História

Design sem nome.png

Publicidade, Consumo e Sustentabilidade

 

    O sucesso do primeiro I Pró-Pesq PP – Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda (26 e 27 de agosto de 2010), que contou com apoio FAPESP e da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, mostrou-se potente, aglutinando cerca de 170 participantes e 73 trabalhos publicados em e-book de autoria de pesquisadores doutores nacionais e internacionais (Portugal e Espanha), doutorandos e mestrandos na área de várias instituições das cinco regiões do país.
 

   Já o II Pró-Pesq PP – Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda (30/06 a 01/07/2011), contou com 156 inscritos, 110 participantes das cinco regiões do país e com representantes internacionais do Chile, Espanha e Portugal, o que resultou num conjunto de 02 (duas) conferências principais, um painel da pesquisa em Publicidade na Espanha, Chile, Portugal e das cinco regiões do Brasil, totalizando 08 (oito) relatos do panorama da pesquisa em comunicação publicitária nos contextos mencionados.
 

       Na terceira edição do evento realizado em 24 e 25/05/2012 tivemos 175 inscritos, 92 trabalhos publicados em E-book, que contou com 16 conferências nacionais (de todas as regiões do País) e internacionais (Portugal, Espanha, Chile) e 17 sessões simultâneas dos Gts. Fica evidente o crescimento do evento. Ver (PEREZ e TRINDADE, 2012).
 

    Em 2013 (22 a 24 de maio), no IV Pró-Pesq PP, o evento obteve o reconhecimento institucional com financiamento do CAPES, da FAPESP e da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, mostrando-se forte e demarcando no campo comunicacional do Brasil o seu espaço como lugar privilegiado das reflexões acerca da comunicação publicitária, propaganda, mídias e consumo, atraindo a presença de pesquisadores doutores de todas as regiões do país. O evento ainda contou com representantes da Espanha, Portugal, Chile, Colômbia e Argentina. Foram 153 inscritos de todas as regiões do País. Os Estados representados foram: PA, CE, RN, PE, GO, DF, MG, ES, RJ, SP, PR, SC, RS. Entre autores e coautores dos trabalhos, não necessariamente inscritos no evento, registramos: 141 autores ou coautores (doutorandos, mestres, mestrandos, especialistas, graduados e graduandos) e 92 trabalhos com autores ou coautores doutores. Isso institui o caráter de encontro que valoriza a pesquisa na área. A publicação em e-book conta com 149 trabalhos. Trata-se da maior publicação nacional de trabalhos na área publicitária. Ver (TRINDADE e PEREZ, 2013).
 

   No V Pró-Pesq PP (21 a 23/05/2014) registramos que o evento conquistou maturidade e regularidade, oferecendo tempo para discussão qualificada dos trabalhos em todas as suas atividades. A 5ª edição do evento foi executada com apoios CAPES, FAPESP e Cultura e Extensão da USP também fica evidente que o evento existe para discutir pesquisas, uma vez que, praticamente todos os seus participantes apresentam algum trabalho, fruto de uma pesquisa. No Pré-Evento tivemos o II Colóquio de Graduação em Publicidade: dilemas e perspectivas com a discussão - Por uma epistemologia do Currículo em Publicidade e Propaganda com 4 trabalhos. Esse conjunto de pesquisadores trouxe contribuições que auxiliam a área a pensar questões referentes ao futuro processo de reformulação das Diretrizes Curriculares da área. Ainda no Pré-evento – tivemos uma homenagem ao Centenário da Morte de Charles Sanders Peirce: a semiótica e suas possibilidades à investigação da Comunicação Públicitária com 3 trabalhos com importantes pesquisadores especialistas no autor (Lúcia Santaella, Júlio Pinto e Maria Ogécia Drigo). Durante o evento em si, como sempre, houve as conferências internacionais principais: 02 - uma do Canadá e uma de Portugal. Realizamos o lançamento de 06 títulos de livros de autores ou co-autores participantes do evento. Também realizamos o II Colóquio de pesquisadores em Publicidade e Propaganda com 5 mesas, 26 trabalhos e de 30 dos principais pesquisadores da área de publicidade, com representantes todas as regiões do país e docentes estrangeiros do Chile, Portugal e Espanha.

 

   O evento desde sua primeira edição mostra forte diálogo com estes países. Dez trabalhos exibidos como pôsteres de trabalhos com alunos de graduação; 12 sessões e 81 trabalhos de GTs (Propaganda e linguagem 3 sessões e 24 trabalhos; Propaganda e tendências 3 sessões e 20 trabalhos; Propaganda ética e ideologias 2 sessões 11 trabalhos; Formação em Publicidade e Propaganda 2 sessões e 12 trabalhos; Propaganda e Mercado 2 sessões e 14 trabalhos.). Pela descrição, percebe-se que os GTs de Propaganda e Linguagem e Propaganda e Tendências tiveram 3 sessões simultâneas, enquanto os demais GTs garantiram duas sessões simultâneas. Isso aponta para um caminho de equilíbrio das temáticas dos trabalhos nos Gts. Esclarecemos também que, inicialmente, estavam previstas 10 sessões simultâneas de GTs. Mas, foram encaminhados 111 trabalhos, dos quais 81 foram aceitos pelos pareceristas. Nesse sentido, cabe destacar que os trabalhos das sessões dos GTs foram avaliados por três membros do comitê científico do evento.

 

    Os pareceres positivos colocaram a organização do evento na demanda de aumentar em duas sessões, respeitando assim os pareceres dos Comitê Científico, que auxiliou na organização do evento na montagem das sessões dos GTs como no E-book. No geral das atividades do evento, contamos com a presença de professores e alunos de pós-graduação dos seguintes PPGs em Comunicação: Comunicação e Semiótica da PUC-SP, PPGCOM/USP, PPGCOM/UFSM, PPGCOM/ESPM, PPG/UFG-GO, PPGCOM/PUC-MG, PPGCOM-PUC-RJ, PPGMídia e Cotidiano UFF-RJ, PPGEM/UFRN, PPGCOM/UFPE, PPGCOM/UNB, PPGCOM/UFPR, PPG-FABICO UFRGS, PPGCOM/UNISO, PPGCOM/UFS-SE e PPGCOM/USCS-SP, PPGCOM Univ. Tuiuti-PR, PPGCOM/UFC e PPGCOM/UFRJ. Totalizando a presença de 19 Programas da área de comunicação. Nesse sentido, manifestamos a importância do financiamento Capes. Tal recurso foi fundamental para a realização do II Colóquio de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda, possibilitando a presença de pesquisadores nacionais da área ligados ao PPGs em Comunicação do País e que estimulam seus orientandos a participar do evento. Esse fato é o principal indicador de que o evento tem crescido e se consolidou em seu formato, pois o público do evento tem se mantido com algumas renovações marginais/periféricas em relação ao seu núcleo de pesquisadores. Em função disso, destacamos que quatro pesquisadores não puderam ser financiados pela Capes, pelo fato de que a verba não foi suficiente. Três participaram do evento com recursos próprios e um com recurso da IES de origem. Alertamos para este aspecto, pois isso pode implicar numa justificativa para aumento do recurso junto à Capes. Estados representados: Norte- PA; Nordeste- PE, RN, CE e SE; Centro-Oeste: DF e GO; Sudeste- MG, SP, RJ; Sul - PR, SC e RS. Países representados: Canadá, Portugal, Espanha, Chile. Números de autores: 185; Número de inscritos: 156; número de pesquisadores participantes 40; 99 Pós-graduandos e profissionais participantes; 17 alunos graduação participantes. Da origem nacional dos pesquisadores, 12 eram de SP e 28 de outros Estados; dos Pós-graduandos e profissionais, 29 são de SP e 70 foram de outros Estados. De graduação, houve apenas 01 aluno de SP e os demais (16) eram de outros estados. Este dado é revelador da consolidação de um importante espaço acadêmico nacional sobre os temas da publicidade e Propaganda, comunicação e consumo que mobiliza pesquisadores e pós- graduandos de todo País.
 

     Em 2015, a sexta edição realizou o III Colóquio de graduação – Proposição de pesquisa coletiva sobre Memórias e saberes docentes: trajetórias na publicidade, que também contou com a apresentação de 03 trabalhos. Nas atividades do congresso propriamente ditas registramos as Conferências principais (01 da França, 01 da Espanha e 02 nacionais). O VI Colóquio Pesquisadores em Publicidade e propaganda -23 trabalhos, 19 PPGs em Comunicação do País participam do evento. Além disso, o encontro apresentou 02 autores do Chile e 02 autores Espanha e 02 autores Portugal. Nos grupos de trabalho o GT1 – Propaganda e linguagens registrou 29 trabalhos; o GT 2 – Propaganda e tendências registrou 22 trabalhos; GT 3 – Propaganda, ética e ideológicas registrou 8 trabalhos; o GT 4 – Formação em publicidade e propaganda registrou 7 trabalhos; GT 5 – Propaganda e mercado registrou 16 trabalhos. Total de trabalhos nos GTs: 82; Total de pôsteres: 21. Total de trabalhos apresentados, incluindo Colóquios e conferencias, 133 trabalhos
publicados no e-book.

 

    O VII Pró-Pesq PP realizado na PUC Rio, demarcou a descentralização do evento de sua origem, acontecendo na cidade do Rio de janeiro e contou no primeiro dia com IV Colóquio de Graduação, 02 conferências internacionais (Inglaterra e EUA) e 02 Nacionais; Colóquio de Pesquisadores em Publicidade como 5 mesas e cerca de 33 trabalhos e as sessões do 5 GTs que totalizaram mais de 80 trabalhos e 30 apresentações em pôsteres. O evento teve apoio da FAPERJ, CAPES e Pró-Reitoria de Pós-graduação da PUC Rio.
 

    O VIII Pró-Pesq em 2017 foi realizado na UFPE em Recife, e deu continuidade ao Processo de descentralização da ABP2 de São Paulo, também de forma exitosa. Realizamos o V Colóquio de pesquisadores de Graduação e fez-se a primeira mesa sobre a Pós-graduação em Publicidade e Propaganda, bem como foram realizadas mais 4 mesas todas no Colóquio de Pesquisadores em Publicidade. Além das 12 sessões dos 5 GTs que totalizaram mais de 80 trabalhos publicados no E-book. O evento contou com apoio FACEPE E Pró- Reitoria de Pesquisa da UFPE e CAPES. E trouxe pesquisadores da Espanha, Portugal e Chile.
 

    O IX Pró-Pesq foi realizado entre 23 e 25/05 de 2018, nos âmbitos do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. O evento apresentou as atividades do V Colóquio de Graduação em Publicidade e II Colóquio de Pós- Graduação em Publicidade e VII Colóquio de pesquisadores em Publicidade com 13 comunicações internacionais (Espanha, Portugal, Chile, Perú e Bolívia) e 25 nacionais, além de contar com 79 trabalhos distribuídos em sessões de seis GTs e pôsteres, mobilizando a participação de 172 Associados da ABP2. O Evento totaliza 117 trabalhos publicados em e-book com financiamento FAPESP, ABP2 e Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA/USP e PPGCOM/USP.
 

    O X Pró-Pesq foi realizado entre os dias 22 a 24 de maio de 2019, recebemos, na ECA – USP (atividades concentradas no CRP – Depto de Relações Públicas e Propaganda), 07 convidados internacionais (01 França, 03 Espanha, 02 Chile e 01 Itália), 24 convidados nacionais em nove mesas do VIII Colóquio de Pesquisadores em Publicidade (distribuídos entre docentes das graduação e pós-graduação de todas as regiões do País, representando 19 PPGs entre as áreas de Comunicação, a maior parte 16 deles, mas também com participações de colegas de PPGs da Linguística, da Moda, da Geografia, e Artes), além de contar com 200 participantes, nos 7 GTs organizados (GT1 – Publicidade e Linguagens; GT2- Publicidade e Tendências em Tecnologia; GT-3 - Propaganda, ética e Direitos Humanos; GT4- Formação em Publicidade e Propaganda; Humanos; GT5- Publicidade, tendências de mercado e consumo; GT¨6- Publicidade e Gênero; GT7 – Publicidade social. Foram quatro conferências de professores estrangeiros no I Colóquio Internacional de Pesquisadores na Abertura no dia 24/05/2019 pela manhã e uma apresentação Internacional da Espanha na mesa 5 do VIII Colóquio de Pesquisadores em Publicidade no dia 24/05/2019 à tarde. Cabe também oferecer as informações gerais sobre os GTS e Pôsteres: tivemos 113 trabalhos submetidos e 93 aprovados pela avaliação da comissão científica, três membros avaliadores por GT, totalizando 21 avaliadores doutores, cujos trabalhos selecionados foram apresentados oralmente, nas diferentes mesas distribuídas em 20 sessões e mais 09 trabalhos de graduação apresentados como pôsteres. Entre as conferências internacionais (4), trabalhos do VIII Colóquio de Pesquisadores em Publicidade (41), Trabalhos dos 07 GTs (93) e (9) Pôsteres, o evento totaliza 147 trabalhos, a serem publicados em e-book na página https://www.abp2.org/e-books, a exemplo da
publicação dos Anais em ebooks dos anos anteriores.

 

    O XI Prospesq Ligth Sensations– Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda  2021, II Colóquio Internacional de Pesquisadores em Publicidade, realizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade (ABP2), pelos pesquisadores do GESC3 – Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo e acolhido desde 2010 pelos Docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da linha de Pesquisa Processos Comunicacionais: tecnologias, produção e consumo, que compõem o Departamento de Relações Públicas Propaganda e Turismo (CRP), da Escola de Comunicações e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo (USP). Configura-se como a principal atividade dos pesquisadores em Publicidade e Propaganda e Comunicação e Consumo do país. A décima primeira edição do evento aconteceu nos dias 16 a 18 de junho de 2021, na modalidade Virtual/remota. Nesta ocasião, o evento será dividido em três partes: o II Colóquio Internacional de Pesquisadores em Publicidade que aglutinará pesquisadores renomados da área de seis países (Brasil, Espanha, Portugal, Peru, Venezuela e Chile) e o IX Colóquio Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda e as sessões de apresentação dos trabalhos dos Grupos de Trabalhos, trazendo os nomes nacionais de relevância para a pesquisa na área. O evento em todos os anos que foi realizado em São Paulo sempre obteve financiamento FAPESP. E já contou com auxílios CAPES, CNPq, FAPERJ e FACEPE em edições anteriores, além do apoio financeiro do CRP, da direção da ECA e dos cursos de especialização Pesquisa de Mercado e Cultura Material e Consumo.
 

     Historicamente o Propesq PP é responsável por aglutinar os principais pesquisadores na temática da publicidade, propaganda e consumo, integrando minimamente 24 PPGs da área de Comunicação no país e trazendo nas edições passadas pesquisadores internacionais (Estados Unidos, Inglaterra, França, Espanha, Portugal, Chile, Canadá, Perú, Bolívia, Uruguai), configurando-se como evento internacional e que nesta décima primeira edição mantém este caráter ao incluir na sua programação o II Colóquio Internacional de Pesquisadores em Publicidade.

 

    Em 2021 em sua versão virtual/ remota o evento publicou apenas os resumos dos trabalhos apresentados em todas as suas atividades e fez um livro dos trabalhos completos que foi enviado. 

 

     Entre os principais objetivos alcançados com a realização das dez edições anteriores do evento, registramos:
- A contribuição decisiva para a consolidação da Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade (ABP2), registrando 182 associados de todas as regiões do país;


- Visibilidade para a ECA/USP pelas 8 edições realizadas, a UFPE e PUC Rio (1 edição em cada universidade) como instituições aglutinadoras de pesquisadores de referência na área da Comunicação, Consumo, Propaganda
e Publicidade;

- Contribuição para a discussão da formação de pesquisadores e dos campos de atuação desses profissionais no cenário acadêmico Brasileiro;


- Valorização institucional das ações de pesquisa na área da Comunicação em Propaganda e Publicidade, mercado e consumo;


- Promoção da discussão científica em torno da Comunicação em Propaganda e Publicidade, mercado e consumo em âmbitos nacional e internacional;


- Fortalecimento do GP de Publicidade e Propaganda da Intercom, uma vez que o núcleo duro de pesquisadores é o mesmo que está na direção da ABP2, pelo menos nos últimos 10 anos;


- Viabilização, em parceria com outras Universidades, da criação do GT de Consumos e processos comunicacionais da Compós; grupo com 5 anos de existência e composto por pesquisadores que participam do Propesq e da ABP2;


- Espaço privilegiado para a discussão das diretrizes curriculares Nacionais de Publicidade e Propaganda, inclusive abrigando audiências públicas.

 

Da Assembleia dos associados e decisões para 2020, 2021 e 2022.

 

     Discutiu-se e ficou decido em Reunião Anual da ABP2 de 2019 a realização do evento grande de forma bianual, por razões de custos e da diminuição dos financiamentos governamentais no país e a realização de um evento menor que tivesse apenas o Colóquio Internacional de Pesquisadores em Publicidade e o Colóquio Nacional de Pesquisadores em Publicidade, sem GTs e sem Postêres.


    O evento de 2020 foi cancelado por conta da Pandemia do novo Corona Vírus, por falta de condições de segurança sanitária. O evento reduzido não teria apresentações simultâneas e seria limitado até 100 sócios inscritos como ouvintes/participantes). E o evento grande ficou para 2021 e será realizado no formato virtual, por conta da continuidade da pandemia (com os Colóquios Internacional e nacional de pesquisadores em Publicidade, sessões de GTS para pesquisadores e pós-graduandos e graduandos).
 

    O formato em 2021 visa privilegiar a discussão qualificada entre pares de todo o Brasil e dos países participantes com os quais mantemos constantes intercâmbios de pesquisa, docentes, alunos, além de publicações conjuntas nos principais eventos internacionais da área. O evento, agora na sua décima primeira edição, tem correspondido a um desejo coletivo de seus participantes, que consiste na consolidação da ABP2. Pode-se afirmar que esta iniciativa foi um marco na história do campo comunicacional, com foco nos estudos da publicidade, da propaganda e da midiatização do consumo, pois demarcou a maturidade e capacidade de organização dos pesquisadores desta área de interesse. Todos os trabalhos desta nova edição terão os resumos são publicados na no e-book do evento.
 

    Por fim, cabe destacar o papel da ABP2 neste processo. Criada em 2010, com seu registro legal consolidado em 2012, a ABP2 visa à realização de suas atividades no campo da comunicação e encontra abrigo novamente na instituição que foi pioneira na pesquisa e na formação qualificada de pesquisadores na área de Publicidade e Propaganda, que pela décima primeira vez recebe nomes importantes na pesquisa desta área. Tal iniciativa pode ser vista na perspectiva de campo científico dada por Pierre Bourdieu (1983, p. 137), como uma iniciativa de difusão da inovação, que busca a afirmação de um tipo de produção do conhecimento no campo interdisciplinar da comunicação sobre os fenômenos da publicidade e das comunicações para o consumo. A partir de Everett Rogers (1962, p.5), a difusão de inovação pode ser entendida como “Diffusion is the process in which an innovation is communicated through certain channels over time among the members of a social system”.
 

    Assim, a realização deste evento busca dar continuidade a um processo já iniciado e que mostra, após uma década, a consolidação de um subcampo da pesquisa sobre a comunicação publicitária, almejando se consolidar como um espaço de circulação de ideias inovadoras que aglutine os pesquisadores desta área de interesse específica na comunicação, com a finalidade delinearmos os contornos e avanços dados no campo a partir de seus fenômenos. Mais ainda, o fato do XI Propesq PP acontecer em São Paulo na sua cidade de origem, indica a maturidade do evento e a necessidade de se ampliar o seu alcance, divulgando-o junto a outros PPGs e, portanto, mais pesquisadores e discentes que carecem de fóruns como este para discutir questões pertinentes sobre os estudos da Publicidade, Propaganda e Consumo.
 

    Manifestamos, mais uma vez, que os apoios FAPESP, CNPq, CAPES, FAPESP, FACEPE e FAPERJ, Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, diretoria da ECA e CRP ECA USP foram fundamentais ao longo desses dez anos para a realização desta empreitada, que ao mesmo tempo, indica a valorização da pesquisa em publicidade e propaganda nacional. Com este relato, esperamos construir uma relação de confiança e credibilidade junto à FAPESP, o que permitirá continuidade do nosso trabalho.

 

Os organizadores.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

Referências

 

BARBOSA,I.S; TRINDADE, E. Momento crítico da publicidade e Propaganda: avanços, retrocessos e perspectivas. In Anais.  Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – INTERCOM. Belo Horizonte: PUC- Minas Gerais. 2003. NP – Publicidade e Propaganda.  

BOURDIEU, P. O campo científico. In ORTIZ, R. (org). Pierre Bourdieu. São Paulo. Ática. 1983.p.137.

ROGERS. E. Diffusion of innovations. New York: Free Press. 1962.

TRINDADE, E.  Caminhos  para pensar a formação docente em Publicidade e Propaganda. In AQUINO, V. A USP e a invenção da propaganda. 40 anos depois.  São Paulo: FUNDAC. 2010. P. 105-118.

Os e-books do Pró-Pesq PP – Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda 2010 e 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019 estão no link: https://www.abp2.org/e-books

bottom of page