Realização

Apoio

Publicidade, Comunicação, Narrativas e Marcas: a complexidade do branding

May 16, 2017

Se olharmos para a marca como um fenômeno mental lapidado pelo resultado das atitudes de comunicação de marketing, naturalmente recorrentes do processo que engloba toda ação comunicativa em seus mais diferentes níveis de interação, desta mesma marca com o seu cada público \ indivíduo. Pode-se compreender ainda, outros fenômenos decorrentes inerentes ao campo publicitário e que tornaram-se essenciais no trabalho de branding das organizações. 

Neste contexto, Paulo Lencastre, conferencista da VIII edição do Propesq-PP pretende abordar em sua fala, os efeitos comunicativos da marca veiculada por uma dada narrativa. Com o título "Publicidade e branding: O que dizemos é semelhante ao que dizem de nós?" Paulo Lencastre fará sua conferência a partir do questionamento sobre a percepção dos públicos-alvo da marca, como origem de uma narrativa consonante ou dissonante com a narrativa proposta pela marca? Esta pergunta, essencial para publicitários e anunciantes, pode ser respondida de forma objetiva através de um modelo simples de avaliação da marca. O modelo proposto é uma análise triádica fundamentada na semiótica de Peirce, nos seus princípios da primeiridade, segundidade e terceiridade aplicáveis a qualquer sinal.

 

 

Paulo Lencastre é Doutor em Ciências Econômicas Aplicadas pela Universidade Católica de Lovaina (Bélgica). Professor na Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa onde é docente, investigador e consultor. Autor e coordenador dos livros Novos Horizontes do Marketing (Dom Quixote, 2014), O Livro da Marca (Dom Quixote, 2007), entre outros.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload